Como estimular o hábito da leitura desde a infância?

A leitura, além de proporcionar momentos especiais, auxilia no desenvolvimento das nossas crianças.

Vivemos em um mundo no qual somos estimulados a nos entreter por meio de diferentes telas, seja pelos computadores, tablets e, principalmente, os smartphones. Nossas crianças são apresentadas a estes aparelhos em idades cada vez mais precoces.

Se você é responsável por uma criança em casa e deseja que ela tenha contato com estímulos que gerem vantagens por toda a vida, acompanhe este conteúdo e aprenda como incentivar o hábito de leitura desde a infância.

A importância da leitura na formação do ser humano:

Você que é mãe, pai ou responsável por uma criança, já ouviu dizer que os livros são ótimos para estimular a imaginação, não é verdade?

Sim, os livros são ótimos para desenvolver a criatividade e imaginação, mas vão muito além: a leitura é importante para a formação do ser humano como um todo. Confira as vantagens proporcionadas por esse momento para a criança e toda a família:

A leitura desenvolve o vocabulário:

Quando crianças, aprendemos a dizer nossas primeiras palavras com base naquilo que escutamos no dia a dia. Neste caso, os livros servem de auxílio para ampliar o contato da criança com diferentes palavras e, por consequência, seu vocabulário. Por este motivo, a dica que damos para pais e responsáveis é que os livros sejam inseridos antes mesmo que o pequeno ou pequena saiba falar.

Ler melhora a memória:

Para aproveitar a experiência e mergulhar no mundo com diferentes cenários e personagens apresentados pelos livros, é preciso ter foco. Durante a leitura, as crianças acabam se concentrando para lembrar do que se passa em uma história, estimulando, assim, a capacidade de absorver diferentes informações. E se a história é boa, vale até contar para os responsáveis e amigos.

Os livros promovem a empatia:

Por meio da imaginação, os pequenos se colocam no lugar dos personagens dos livros, trabalhando, assim, conceitos importantes como a empatia. Também aprendem a compreender o que o outro sente, além de conhecer as diferentes emoções e como identificar e lidar com elas – sejam com as suas próprias ou as do próximo.

A leitura ajuda a desenvolver a personalidade:

Ler ajuda a criança a desenvolver sua personalidade a partir do momento em que seus interesses possam ser apontados. Algumas crianças podem preferir quadrinhos de heróis, outras podem gostar mais de livros com uma carga maior de palavras… É preciso que os responsáveis respeitem o gosto do indivíduo para que a experiência seja agradável.

A leitura em família estreita o vínculo familiar:

Ler para uma criança é um ato de amor e conexão. Tenha certeza de que os momentos dedicados por você para seu filho ou filha quando mais novos vão ser levados para a vida inteira.

Como estimular o hábito de leitura?

Conforme acabamos de ver, a leitura possibilita o desenvolvimento de aspectos que beneficiam o indivíduo como um todo. Agora que você já conhece os impactos positivos que uma boa leitura pode proporcionar, aprenda a incluí-la no dia a dia da criança.

Tenha um ambiente de leitura:

Prepare um lugar confortável e deixe os livros dispostos de maneira que seja fácil para as crianças pegarem, seja em prateleiras, caixas ou até mesmo na mesa de estudos. O importante é que este ambiente seja tranquilo e, de preferência, sem aparelhos eletrônicos para dispersar a atenção dos pequenos.

Crie uma rotina de leitura:

Complementando o tópico acima, é importante que a criança seja estimulada a ler um pouco todos os dias. Por se tratar de um hábito, é preciso que seja praticado até se tornar natural. Mas fica um lembrete: este momento precisa ser divertido para não causar o efeito inverso, gerando desconforto e estresse para a criança.

Explore diferentes gêneros literários:

Como dito anteriormente, é preciso estar atento às preferências da criança para que a atividade seja agradável, e a melhor forma de saber do que se gosta é experimentando. Apresente títulos de diferentes gêneros. Vale tudo: gibis, fantasias e revistas! Respeitando sempre a classificação indicativa das obras, é claro.

Seja exemplo. Demonstre interesse pela leitura:

Por último, mas não menos importante: a melhor forma de ensinar algo para uma criança é por meio de exemplos. Por isso, demonstre interesse pela leitura, seja compartilhando o mesmo livro com ela ou lendo o seu próprio título. Esta dica complementa a que foi dada anteriormente: crie uma rotina – e a partir disso, seja exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *