Ensino Fundamental Anos Finais

É no Ensino Fundamental Anos Finais que a criança que está crescendo se torna adolescente. As mudanças do corpo acompanham o desenvolvimento do pensar, que se torna mais crítico e preparado para o conhecimento abstrato. As competências sociais, éticas, cognitivas e afetivas tornam-se aos poucos mais consistentes e norteiam a rotina do adolescente em sua ação sobre o mundo.

O Colégio Itamarati trabalha a simultaneidade dessas mudanças e do processo de ensino-aprendizagem na vida do adolescente. Condutas estas que enriquecem o aluno e a equipe pedagógica em suas relações.

O universo pessoal do aluno, aliado à construção do conhecimento, proporciona o desenvolvimento de suas potencialidades e sua inserção no mundo social, integram-se à reflexão pedagógica e norteiam os conteúdos desenvolvidos em cada área do conhecimento.

No Itamarati, o Ensino Fundamental Anos Finais estimula a reflexão e a análise das diferentes áreas, visando ao aprofundamento dos conteúdos e à ampliação de repertórios dos estudantes. O processo de ensino-aprendizagem dialoga, constantemente, com a multiplicidade dos temas atuais, culturais, políticos, econômicos, tecnológicos e do meio ambiente, fortalecendo a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir, criticamente, com diferentes conhecimentos e fontes de informação.