O Colégio Itamarati implementa uma proposta educacional, na qual o estudante adquire os conteúdos por meio de diferentes estratégias que o levam a construir o conhecimento. O núcleo central nestas diferentes estratégias de ensino é o desenvolvimento da atividade mental construtiva do aluno, e não mecânica repetitiva ao longo do processo de aquisição do conhecimento. Com base na concepção socioconstrutivista de ensino, reconhece-se que o aluno constrói o conhecimento nas relações com os outros, tendo como base que o aprender é, também, compartilhar. No processo de ensino, o aluno está imerso em um meio cultural e o professor é o mediador que o estimula a explorar, reconstruir e a situar-se neste meio.
A proposta socioconstrutivista do colégio parte do princípio de que é necessário dotar a criança e o adolescente de competência, para que possa atuar e interagir no meio social em que está inserido. O colégio está preparado para empreender um ensino que respeita a individualidade do aluno, adequando-o às necessidades culturais, econômicas e políticas da realidade brasileira, levando-o, assim, à conscientização de cidadão autônomo, crítico e participativo, apto a responder com assertividade e flexibilidade às mudanças do mundo.
Veja como aplicamos o projeto pedagógico em cada nível de ensino:
Ensino Fundamental Anos Iniciais