Ensino Médio

Após 33 anos de atuação nos segmentos da Educação Infantil, Fundamental Anos Iniciais e Finais, o Colégio Itamarati conquistou credibilidade e excelência em sua proposta pedagógica.  Foram muitos anos admirando a trajetória dos nossos estudantes saindo da escola, nos 9º anos e sendo os  primeiros colocados nos vestibulinhos das melhores escolas de EM de Ribeirão Preto. Agora chegou o momento de ampliarmos nossa educação de excelência para a construção do Novo Ensino Médio do Itamarati. Em 2022, iniciaremos com a 1ª série do Ensino Médio que será nossa turma fundadora deste novo segmento e com ela, a cada ano, seguiremos com a 2ª e 3ª série.

 

Nosso objetivo é acompanhar nossos jovens com suporte e acolhimento até a porta da universidade. O Novo Ensino Médio do Itamarati pretende atender as necessidades e expectativas do estudante, fortalecendo seu interesse, engajamento e protagonismo, visando garantir sua aprendizagem na escola e na vida. Assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, competências e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais e culturais e ambientais do presente e do futuro, considerando a intensidade e velocidade das informações que marcam as sociedades contemporaneidade.

 

A preparação para essa fase já começa no 9º ano do Ensino Fundamental, série que denominamos de “Pré-Médio”, na qual os professores da 1ª série do Ensino Médio trabalharão junto à equipe do Ensino Fundamental Anos Finais, promovendo uma transição tranquila para o início do novo segmento.

 

A nossa proposta para a última etapa da Educação Básica leva em consideração a legislação vigente para a oferta do novo Ensino Médio. Nela, será possível abordar e promover a interação de conteúdos e experiências que permitam, por meio do uso de ferramentas pertinentes, a construção de uma visão crítica e de uma postura intervencionista por parte dos alunos na avaliação, inserção e transformação das ações reguladas pela sociedade que integram, bem como da construção de relações sociais inclusivas em todos os seus aspectos, desenvolvendo, dessa forma, sujeitos plenos e conscientes no exercício de sua cidadania.

 

Em consonância com os atuais marcos legais para oferta do Ensino Médio, consubstanciados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9394/96) e com a Resolução de Nº 2 das Diretrizes Curriculares Nacionais (30 de janeiro de 2012), apresentada como uma atualização das diretrizes, as práticas e abordagens metodológicas serão direcionadas para dotar os indivíduos da capacidade de acessar e interpretar os recursos e repertórios de sua cultura, incluindo os saberes tradicionais, as preocupações com o meio ambiente, com as relações do trabalho, da saúde, da sexualidade, dos conflitos étnicos e sociais, a fim de ampliar sua visão sobre a igualdade de direitos, bem como proporcionar a possibilidade de ressignificar os valores éticos, políticos e estéticos que compõem as normas de conduta de sua realidade espacial e socioeconômica.

 

Com o objetivo de substituir o modelo único de currículo do Ensino Médio por um modelo diversificado e flexível, a Lei nº 13.415/2017 estabelece que o currículo do Ensino Médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos que poderão ser ofertados conforme a relevância, levando em consideração o contexto local e as possibilidades do sistema de ensino, com ênfase nas seguintes áreas do conhecimento:

I – linguagens e suas tecnologias;

II – matemática e suas tecnologias;

III – ciências da natureza e suas tecnologias;

IV – ciências humanas e sociais aplicadas.

V – formação técnica e profissional.

 

Os itinerários formativos devem organizar-se em torno dos eixos estruturantes relacionados a seguir:

* Investigação científica;

* Processos criativos;

* Mediação e investigação sociocultural;

* Empreendedorismo.

 

Cada eixo tem um foco pedagógico específico e o conjunto de habilidades e de competências que precisa ser desenvolvido, seguindo o que está disposto nos referenciais curriculares para a elaboração de itinerários formativos.

 

Seguindo os referenciais curriculares para elaboração de itinerários formativos, atingimos quatro objetivos fundamentais:

* Aprofundar e ampliar as aprendizagens relacionadas às competências gerais da Educação Básica e às áreas de conhecimento;

* Consolidar a formação integral dos estudantes desenvolvendo a autonomia necessária para que realizem seus projetos de vida;

* Promover a incorporação de valores universais como ética, liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade.

* Desenvolver habilidades que permitam aos estudantes a ter uma visão de mundo ampla e heterogênea, a tomar decisões e agir nas diversas situações na escola, no trabalho e/ou na vida.

 

Tecnologias Digitais

No Espaço Maker, a experimentação será o carro-chefe. Nele, os alunos serão estimulados a explorar, testar hipóteses, inventar, construir, dar novos significados, desenvolver trabalho colaborativo e coletivo. Para tanto, a escola adquiriu diversas ferramentas a fim de dar suporte às criações, como, por exemplo, impressora 3D, CNC (máquina de corte), prensas térmicas e ferramentas como alicate, martelo, serra etc. Teremos muitos momentos inventivos e de grande conhecimento. As aulas serão integradas para que sejam exploradas todas as áreas do conhecimento.

 

Nosso objetivo é oportunizar todo o acesso possível dos alunos às tecnologias, a fim de dar sentido aos conteúdos desenvolvidos pelos professores das demais disciplinas, para que haja aprendizagem significativa a partir do uso de jogos e de desafios e pesquisas que são lançados pelas diferentes áreas do conhecimento, em especial relacionados às ciências, à matemática e à lógica de raciocínio.

 

CERTIFICAÇÃO CAMBRIDGE

Trabalhar com Cambridge Assessment English significa ter acesso a uma variedade abrangente de exames e apoio. Fornecemos recursos preparatórios gratuitos para os exames com o intuito de ajudar os professores a prepararem os alunos.Na qualidade de maior fornecedora mundial de qualificações e cursos de ensino, ajudamos os professores a desenvolver continuamente suas habilidades profissionais.

 

O Colégio Itamarati alcançou mais um importante objetivo para a excelência do ensino da língua inglesa que oferecerá aos alunos do Ensino Médio.  A certificação Cambridge é um exame que tem o objetivo de avaliar o potencial individual de falar e entender o inglês em nível acadêmico. É requerido para a maior parte dos estudantes estrangeiros que tentam ingressar em universidades de países nos quais o inglês é considerado a primeira língua.

 

*CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Os conteúdos programáticos desenvolvidos no Ensino Médio envolvem conhecimentos de Língua Portuguesa (Gramática, Literatura e Redação), Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia, Língua Inglesa, Sociologia, Filosofia, Arte e Educação Física. Para cada série são selecionados os temas a serem estudados. A partir dessa seleção, são adotados materiais didáticos, que servem como referência para o desenvolvimento do trabalho pedagógico em cada área do conhecimento.

 

A listagem de objetivos a serem alcançados e de conteúdos programáticos desenvolvidos por cada área do conhecimento e/ou disciplina constam no Plano Anual de Curso de cada série, por trimestre letivo. Durante todo o Ensino Médio, o registro da avaliação é realizado nos trimestres e são atribuídas notas, considerando-se que os resultados obtidos pelos alunos são utilizados como referenciais para revisão do trabalho do próprio professor.

 

Descobrir, inventar, inovar e compartilhar são os nossos objetivos também para 2022! Temos muitos projetos e desafios para os nossos alunos! Será um ano de muita criatividade e aprendizagem para todos!

 

Viagens e visitas pedagógicas – Os passeios culturais também acontecem para alunos do Ensino Médio.

 

Feira de Profissões – Dentre os diversos eventos voltados para a Informação Profissional dos alunos, será realizada anualmente uma edição da Feira de Profissões, com pesquisas e palestras sobre as áreas de atuação no mercado de trabalho. Embora seja uma atividade voltada para o Ensino Médio, toda a comunidade escolar é convidada a participar do evento.

 

Projeto de vida – Com o compromisso da formação integral, o Projeto de Vida tem o propósito de orientar cada aluno na construção de sua identidade e na busca de seu papel como cidadão e profissional.

Projeto de vida é um planejamento feito para atingir um conjunto de objetivos pessoais e profissionais que contribuam para a atuação ética na sociedade e para a atribuição de sentido à existência.

Projeto permanente do Ensino Médio que, a partir da perspectiva do desenvolvimento da inteligência emocional, trata de temas sociais e contemporâneos numa concepção integrada, conforme orientação das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Parecer CNE/CEB nº7/2010 e Resolução CNE/CEB nº 04/2010).  Em nossa escola, o projeto constitui-se de encontros semanais com os estudantes, monitorados por um professor, para a discussão dos temas como auto aceitação, relações interpessoais, respeito às diferenças, racismo, sexismo, homofobia, dentre outros.