Por dentro do conceito de Metodologias Ativas
Ao pensar em quais são os principais símbolos escolares, provavelmente, na resposta estariam presentes o professor, o aluno e a metodologia de ensino entre eles, ou seja, o material de aprendizado. Porém, por muitos anos os estudantes eram apenas agentes secundários no processo educacional e não agente ativo no desenvolvimento constante da estrutura escolar.
A ideia de inserir o estudante como núcleo do aprendizado para transformar a prática educativa surgiu em formato de debate antes do século XX. As Metodologias Ativas eram trabalhadas ainda em teoria em textos e artigos de autores famosos, como o norte-americano John Dewey, o suíço Jean Piaget e o brasileiro Paulo Freire – com o objetivo de compartilhar um conceito considerado revolucionário para a época.
O modelo de aprendizado em vigor até esse momento era baseado majoritariamente na hierarquia do poder e em aulas expositivas que utilizavam de testes padronizados sem buscar a individualidade de cada aluno. Dessa forma, a proposta focal era o professor ensinar e não o aluno aprender.
Com o desenvolvimento tecnológico e social, o mundo entrou em um contexto mais volátil e complexo, no qual a educação foi se transformando e criando novos espaços, atendendo a novas demandas da sociedade. O conhecimento passou a ser uma via de mão dupla e o aluno começou a participar integralmente do processo de aprendizagem.
A Metodologia Ativa transforma o professor em um orientador e o aluno em um protagonista. Desse modo, transmite diversos benefícios que conseguem revolucionar o que antes era visto como tradicional:
Desenvolvem habilidades cognitivas;
Incentiva o aluno a assumir riscos;
Aumenta o interesse do aluno na sala de aula;
Melhora o pensamento crítico;
Aumenta a retenção de conhecimento;
Transforma a tecnologia em parceria;
Despertam a criatividade;
Promove a solução de problemas reais.
Colégio Itamarati
No Colégio Itamarati, as Metodologias Ativas fazem parte da formação integral de nossos alunos, com o objetivo de impulsionar o estudante a criar, experimentar e compartilhar soluções.
Três bons exemplos são a Estação Anatômica com tela touch, a Estação Topográfica e o Laboratório Maker.
Todos esses espaços buscam uma aprendizagem significativa na qual os estudantes são incentivados a colocar a mão na massa com auxílio da tecnologia.
Seu futuro, agora!
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