O protagonista do aprendizado

Por dentro do conceito de Metodologias Ativas

Ao pensar em quais são os principais símbolos escolares, provavelmente, na resposta estariam presentes o professor, o aluno e a metodologia de ensino entre eles, ou seja, o material de aprendizado. Porém, por muitos anos os estudantes eram apenas agentes secundários no processo educacional e não agente ativo no desenvolvimento constante da estrutura escolar.

 

A ideia de inserir o estudante como núcleo do aprendizado para transformar a prática educativa surgiu em formato de debate antes do século XX. As Metodologias Ativas eram trabalhadas ainda em teoria em textos e artigos de autores famosos, como o norte-americano John Dewey, o suíço Jean Piaget e o brasileiro Paulo Freire – com o objetivo de compartilhar um conceito considerado revolucionário para a época.

 

O modelo de aprendizado em vigor até esse momento era baseado majoritariamente na hierarquia do poder e em aulas expositivas que utilizavam de testes padronizados sem buscar a individualidade de cada aluno. Dessa forma, a proposta focal era o professor ensinar e não o aluno aprender. 

 

Com o desenvolvimento tecnológico e social, o mundo entrou em um contexto mais volátil e complexo, no qual a educação foi se transformando e criando novos espaços, atendendo a  novas demandas da sociedade. O conhecimento passou a ser uma via de mão dupla e o aluno começou a participar integralmente do processo de aprendizagem. 

 

A Metodologia Ativa transforma o professor em um orientador e o aluno em um protagonista. Desse modo, transmite diversos benefícios que conseguem revolucionar o que antes era visto como tradicional:

Desenvolvem habilidades cognitivas;

 

Incentiva o aluno a assumir riscos;

 

Aumenta o interesse do aluno na sala de aula;

 

Melhora o pensamento crítico;

 

Aumenta a retenção de conhecimento;

 

Transforma a tecnologia em parceria;

 

Despertam a criatividade;

 

Promove a solução de problemas reais.

 

Colégio Itamarati

No Colégio Itamarati, as Metodologias Ativas fazem parte da formação integral de nossos alunos, com o objetivo de impulsionar o estudante a criar, experimentar e compartilhar soluções.

 

Três bons exemplos são a Estação Anatômica com tela touch, a Estação Topográfica e o Laboratório Maker.

 

Todos esses espaços buscam uma aprendizagem significativa na qual os estudantes são incentivados a colocar a mão na massa com auxílio da tecnologia.

 

Seu futuro, agora!

 

Redes Sociais:

Instagram: https://www.youtube.com/channel/UCrOBy5PVyFnP_8OHGZusXdA

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCrOBy5PVyFnP_8OHGZusXdA

Facebook: https://www.facebook.com/colegioitamarati/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *