A cultura do ensino para o jovem
No Brasil, o ensino teve a sua origem no período colonial, com a disseminação feita pelos jesuítas no século XVI. Dessa forma, o ensino estava diretamente ligado a práticas e conceitos religiosos, em especial do catolicismo. Os principais pilares da estrutura escolar nesse tempo eram a rigidez disciplinar e a ética religiosa; o mecanismo brasileiro de educação era acessível apenas para a elite e a transmissão do conhecimento se limitava às famílias tradicionais.
Com o passar dos anos, a metrópole já não se interessava pela dinâmica tradicional desse modelo. As aulas régias assumiram esse lugar, com professores indicados pelo rei e que atendiam aos interesses da política da época. O ensino ainda se mostrava rústico e controlado, porém um certo avanço cultural se mostrava visível.
Com o passar do tempo, o ensino foi ganhando força, sobretudo com os movimentos democráticos. Os assuntos socioculturais ganharam espaço nos corredores e a educação começou a ser um desejo da população de uma forma geral.
O Ensino Médio é parte importantíssima no processo educacional, ele representa a fase final da vida escolar e a porta de entrada para o mundo acadêmico das universidades, faculdades e escolas técnicas de nível superior.
Um Ensino Médio forte, que alie conteúdo e formação humana, amplia as chances de aprovação do estudante. É o período de experimentos e descobertas. É nele que o aluno começa a entender quais são suas habilidades específicas e como ele precisa se comunicar para se destacar no futuro.
A criatividade e o senso crítico também são impulsionados nesse momento. Além disso, a maturidade se aprimora e os assuntos que antes eram tratados de forma divertida agora acompanham um tom mais sério e profissional.
A partir deste ano, temos um novo modelo de Ensino Médio sendo implantado nas escolas brasileiras. As disciplinas passaram a ser tratadas como áreas do conhecimento, assim como é feito no Enem, principal exame de seleção nas universidades do país.
Essas áreas irão abordar todas as disciplinas trabalhadas atualmente em sala de aula e são quatro: Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Inglês, Artes e Educação Física); Matemática e suas Tecnologias (Matemática); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física); e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).
Colégio Itamarati
A partir de 2023, o Colégio Itamarati trará a tradição de mais de 33 anos de educação humanista para o Ensino Médio. Os pilares de protagonismo, foco, proximidade com a família, afetividade e compromisso pelos quais somos reconhecidos, marcarão presença no nosso Ensino Médio.
Nosso objetivo principal é acolher e apoiar os jovens até a universidade. Construindo um caminho cheio de conhecimento e expectativas para o seu sucesso. O relacionamento transparente entre pais, professores e alunos também será um ponto chave nesse período. Ele tornará possível a nossa proposta pedagógica que alia a tecnologia com aplicação prática e a capacitação dos conteúdos com temas atuais.
As atividades começarão no próximo ano, mas as matrículas já estão abertas. No dia 20 de agosto, acontecerá o nosso primeiro Vestibulinho, voltado somente para alunos que vão ingressar na 1ª Série do Ensino Médio. Ele será realizado às 9h30, aqui mesmo no Colégio (Rua Abrão Caixe 383, Jardim Irajá).
Para saber mais sobre o Ensino Médio no Ita, visite nosso site ou clique aqui para fazer a inscrição e participar do nosso Vestibulinho!
Redes sociais:
Instagram: https://www.youtube.com/channel/UCrOBy5PVyFnP_8OHGZusXdA
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCrOBy5PVyFnP_8OHGZusXdA
Deixe um comentário