Festa Junina, tradições e história

A festa junina é uma das festas populares mais tradicionais da cultura popular brasileira.

A origem das festas juninas

As festividades e costumes que originaram as festas juninas não possuem um único lugar de partida. As ações dessa festividade vieram de países católicos da Europa, principalmente de Portugal. Como o Brasil foi colonizado pelos portugueses, é natural que tenhamos recebido influências culturais trazidas por eles – e também pelos imigrantes de outros países que para cá vieram mais tarde.

No entanto, algumas tradições e características estão presentes em quase todas as comemorações, como a quadrilha, a decoração típica e os alimentos.

Tradições e costumes da festa junina

A festa junina brasileira é um sucesso total e alguns itens não podem faltar. Confira alguns deles a seguir:

Comidas de festa junina:

O milho é um dos alimentos mais importantes para as festividades juninas e está presente nessas comemorações de diversas formas.

Os principais pratos típicos de festa junina são: pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, pamonha, curau, bolo de milho, arroz-doce, pinhão, cuscuz e tapioca.

Já as bebidas mais tradicionais são vinho quente e quentão.

Danças típicas da festa junina:

Durante essas comemorações, é comum tocar e dançar muito forró e, claro, as tradicionais quadrilhas. Ela tem origem nas danças de salão na França e os participantes usam vestimentas tipicamente caipiras.

A dança chamada de ‘Casamento Caipira’ é feita em homenagem a Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Balões e fogueira na festa junina:

Os balões fazem parte originalmente dos festejos, embora atualmente existam restrições por questões de segurança e a prática é proibida por lei. Tradicionalmente, soltar os balões indicava o início das comemorações.

Já a fogueira simboliza luz, calor e proteção contra os maus espíritos. Apesar dos católicos manterem a tradição da fogueira, ela adquiriu outro significado: a fogueira na forma quadrada é usada para Santo Antonio; a redonda, para São João; e triangular, para São Pedro.

Brincadeiras de festa junina:

As brincadeiras também fazem parte das festas juninas, o que deixa as comemorações mais divertidas. As mais comuns são: cadeia, pau-de-sebo, pescaria, correio-elegante, saltar a fogueira, argola, entre outras.

Estão incluídas também as simpatias que carregam um pouco do tom de divertimento. A simpatia do anel com o copo de água, a simpatia do ovo e, a mais conhecida de todas, que é colocar uma imagem de Santo Antônio virado de ponta-cabeça em algum lugar escondido para que, querendo sair do castigo, o santo agilize a formação de um novo casal.

Roupas de festa junina:

Nas festas juninas não podem faltar os trajes típicos caipiras, que incluem vestido florido, camisa xadrez e calça com remendos. Já em relação aos acessórios, os participantes costumam usar chapéus de palha, botas e tranças nos cabelos. Para dar um toque final, a maquiagem para imitar sardas (nas mulheres) e bigodes (nos homens).

Olha a cobra… É mentira!!! A Festa Junina do Ita está chegando!

Aqui no Colégio Itamarati está tudo sendo preparado com muito carinho pela nossa equipe e com aquela decoração especial feita com a ajuda de nossas crianças.

Na festa, estão garantidas comidas típicas, danças dos alunos, bingo e, claro, muita diversão.

Quem aí já está tirando a camisa xadrez do armário?

Esperamos você para um Arraiá bem divertido dia 25/6!

Vivências especiais, construindo saberes essenciais.

www.colegioitamarati.com.br

https://www.instagram.com/p/CeqS8dvt-XX/?igshid=YmMyMTA2M2Y (post festa junina)