Estímulo ao pensar e questionar devem fazer parte da rotina do estudante

A importância do estímulo no desenvolvimento da criança.

A fase escolar é muito importante para o desenvolvimento do indivíduo nos mais diversos aspectos, como físico, social, emocional e cognitivo.

 

Qual a importância de estimular os diferentes pensamentos desde cedo?

 

Os diferentes tipos de ideias nos ambientes em que a criança tem contato, como casa, escola e comunidade, são fundamentais para a sua formação. Os recursos de aprendizagem precisam estimular as habilidades e competências, explorando as atividades pedagógicas.

 

O avanço psicológico permite à criança:

 

  • conquistar inteligência emocional;
  • desenvolver o pensamento intelectual;
  • superar os desafios pessoais e profissionais;
  • ter autoconhecimento;
  • conhecer e respeitar as diferenças culturais, raciais e religiosas.

No ensino, os estímulos funcionam como incentivo e podem ser oferecidos por meio de jogos, brincadeiras, troca de afeto, conversas, entre outras atividades teóricas ou práticas. Cabe ao professor desenvolver exercícios e ações e disponibilizar recursos diversos para que o aluno se aprimore de acordo com seu ritmo de aprendizagem. 

No colégio Itamarati, o estudante é estimulado a pensar e ampliar o conhecimento por meio do ensino investigativo – método que visa a estimular o aluno a pensar, questionar e discutir os assuntos em sala de aula, baseando-se em situações, problemas ou enigmas. Além disso, propõe dúvidas e ao mesmo tempo induz o estudante a pensar e questionar, sem medo de errar. 

 

Nas atividades investigativas, o aluno participa da formulação de hipóteses e da análise dos resultados, sabendo que o erro também faz parte do processo de aprendizagem.

 

Quer saber mais da nossa proposta pedagógica?  Visite nosso site.

www.colegioitamarati.com.br

https://www.instagram.com/p/Cdp6_mwMC4d/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *