Data marca o compromisso com o desenvolvimento
A educação é um direito humano, um bem e responsabilidade pública. Com foco em reforçar a fundamental importância do ensino na vida e na sociedade, o dia 24 de janeiro celebra o Dia Internacional da Educação. No Brasil, existem duas propostas para a celebração dessa data: 24 de janeiro, em razão de uma ação da ONU, e 28 de abril, em virtude de um fórum de educação que foi realizado em 2000.
No dia 3 de dezembro de 2018, na Assembleia Geral, a ONU propôs a celebração da data no dia 24 de janeiro, como forma de reafirmar uma série de objetivos visando o desenvolvimento sustentável e à paz, sendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) um deles. Porém, alguns educadores entendem a celebração da data no dia 28 de abril, visto que marca a criação da Declaração de Dacar, um compromisso internacional assinado pelos líderes de 164 países, incluindo o Brasil, no Fórum Mundial de Educação. O documento visa propor a garantia do desenvolvimento da educação mundial.
De acordo com estimativas da organização, atualmente, 244 milhões de crianças e jovens estão fora da escola, e 771 milhões de adultos são analfabetos, sinalizando a violação do direito dessas pessoas ao acesso à educação mundial. Por isso, a data comemorativa também exerce um papel importante na construção de debates referente ao cenário, com oportunidades de criação de propostas para melhoria do segmento tanto nacional quanto internacional.
A importância do ensino igualitário
A alfabetização é uma das principais trajetórias no desenvolvimento do indivíduo. É através da educação, inclusiva e equitativa de qualidade, que a sociedade desenvolve oportunidades com igualdade para o rompimento do ciclo de pobreza e subdesenvolvimento. Com o ensino ideal a população consegue ferramentas fundamentais para compreender o mundo ao seu redor e desenvolver habilidades e pensamento crítico, permitindo a melhor análise diária de acontecimentos, desafios e habilidades que serão apresentadas ao longo da vida.
No Brasil, o direito à educação consta, ainda, no artigo 205 da Constituição Federal, sob a seguinte dimensão: “A educação é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Educação de qualidade e inclusiva no Ita
O Colégio Itamarati considera a educação um assunto sério e importante, sendo direito inegociável de todos. Acreditamos que infância e juventude são fases muito importantes para o desenvolvimento do indivíduo. Por isso, contamos com uma metodologia de estímulo à educação que prioriza a inclusão e particularidade de cada aluno.
Somos movidos por uma filosofia pautada na aprendizagem com capacidade de reflexão, criatividade e autonomia. Como forma de estimular nossos pequenos, promovemos atividades que visam promover um ambiente que facilite a aprendizagem e gere novas experiências para o desenvolvimento de nossos alunos.
No Ita, educação é coisa séria! Aqui seu filho dá os primeiros passos para o futuro.
Redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/colegioitamarati/
Deixe um comentário