Aulas além da sala

Os alunos só aprendem na escola? A importância de levar os alunos para outros ambientes em que eles possam ter a prática junto com a teoria.

O ensino vai além da sala de aula e aqui podemos incluir ruas, museus, parques e viagens.

São nesses momentos que os alunos relembram o conteúdo visto em sala de aula e relacionam as informações que se apresentam diante de seus olhos de forma prática – muitas delas não estão nos livros.

Qual é a importância do aprendizado fora da sala de aula?

As vivências possibilitam o desenvolvimento de atitudes como responsabilidade, autonomia, respeito, cooperação, solidariedade e tolerância. As experiências adquiridas em aulas extracurriculares são objetos de estudo em sala de aula, tanto antes quanto depois do trabalho em campo.

A aula pode ocorrer em um passeio pela cidade, ida ao cinema, visita  a museus e parques, observando por exemplo a arquitetura e conversando com pessoas mais velhas e que conhecem a história do lugar. Os alunos aprendem também com desenhos, vídeos e músicas. Com isso, tudo pode ser convertido em aprendizagem.

A experiência fora da sala faz com que o aluno viva outros contextos da realidade que não são vistos nos materiais didáticos. Assim, ele busca observar e interagir, incluindo prática onde antes havia teoria.

Quais são os benefícios do aprendizado fora da sala de aula?

Autonomia – O aluno é estimulado a buscar as informações e a aprimorar os conhecimentos por si mesmo, tendo mais independência, o que não quer dizer que ele vai aprender sozinho. O professor atua como instrumento que engaja e orienta os alunos a pesquisarem os conteúdos e a descobrirem a melhor forma de aprendê-los.

Dinâmica – O dinamismo é um instrumento poderoso de aprendizado. As aulas fluem de uma maneira mais interessante, aumentando a motivação nos estudos

Criatividade – A criatividade é uma habilidade importantíssima para o aluno e também para profissionais das mais diversas áreas. As aulas de campo estimulam o estudante a pensar “fora da caixa”, ajudando-o no processo de analisar as situações, fazer escolhas e gerenciar os pensamentos.

Como o colégio Itamarati leva o aprendizado para fora da sala de aula?

No Colégio Itamarati, contamos com projetos educacionais que transformam a jornada escolar dos alunos, unindo o aprendizado em sala de aula e fora dela de forma intencional.

Por aqui, já trabalhamos várias ações, como: visita ao hemocentro, onde os alunos puderam acompanhar os processos básicos de doação de sangue e Day Camp, excelente oportunidade de interagir com o meio ambiente.

Conheça mais sobre esse tema acessando nosso site!