Colégios com cantinas que possuem um cardápio saudável provocam um grande impacto na educação alimentar de crianças e jovens
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), temos mais de 380 milhões de crianças e adolescentes obesos no mundo. E o pior, esse número continua crescendo.
Estudos mostram que o paladar do ser humano é desenvolvido nos primeiros dois anos de vida, e com essa informação nas mãos, é entendida a importância de buscar uma alimentação mais natural possível para os pequenos nos primeiros anos. Pensando nisso, os colégios têm feito ações para estimular crianças e jovens a terem uma alimentação saudável. E a cantina escolar é uma aliada de peso nessa missão, no bom sentido!
Os lanches e produtos que a cantina comercializa devem ter qualidade e variedade, sem adição final de conservantes e com a melhor composição nutricional possível. Além disso, uma cantina que se preocupa com a saúde da comunidade escolar, a partir da oferta de alimentos adequados e saudáveis, colabora para a educação alimentar dos alunos e ainda reforça a parceria com os pais na tarefa de apresentar opções gostosas para a hora do recreio ou almoço.
A oferta de um cardápio variado inclui também o uso de níveis moderados de óleo, sal e açúcar, além de ingredientes selecionados como farinhas integrais, gérmen de trigo, grãos e sementes, leite e derivados desnatados, azeite de oliva, carnes magras, dentre outros. O olhar atento do “Tio da Cantina” colabora e muito para a criação e manutenção de bons hábitos, pois sabemos o quanto isso poderá influenciar nas escolhas alimentares dos alunos ao longo de suas vidas.
No Colégio Itamarati, a cantina prioriza as comidas naturais. Evitando os produtos industrializados, são oferecidos salgados assados, opções de snacks saudáveis como chips de mandioquinha e batata doce, salada de frutas e sucos naturais.
Para o almoço, são servidas refeições equilibradas, com saladas, arroz, feijão, refogado, duas proteínas e um acompanhamento. A queridinha dos alunos é a almôndega caseira feita com ingredientes saudáveis e molho de tomate artesanal.
Ingredientes:
1 kg de patinho moído
2 ovos inteiros
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de farinha de rosca
2 cebolas
Sal a gosto
Salsa e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo:
Junte a carne moída com as cebolas raladas. Adicione os ovos, as farinhas, a salsa, a pimenta e o sal. Confira o tempero.
Faça bolinhas de aproximadamente 30 gramas. Passe óleo sobre as almôndegas.
Asse em assadeiras forradas com papel alumínio untadas com óleo por 20 minutos, a 180°C, ou até que fiquem douradas.
Também pode fazer em fritadeiras elétricas sem óleo.
Molho de Tomates Caseiro
Ingredientes:
1,5 kg de tomates maduros
2 colheres de sopa de azeite
2 cebolas
3 dentes de alho fresco
1 cenoura
Orégano a gosto
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Lave e parta os tomates ao meio. Descasque as cenouras e pique grosseiramente.
Cozinhe por 30 minutos ou até que estejam macios. Bata no liquidificador e peneire para tirar as sementes.
Refogue a cebola ralada e o alho amassado no azeite. Adicione o orégano e deixe apurar por pelo menos 2 horas.
Você pode guardar o molho em potes de vidros e congelar por até 3 meses.
Montagem do prato:
Coloque as almôndegas assadas em uma travessa, adicione o molho de tomates e muçarela e leve para gratinar. Sirva com saladas, legumes assados e arroz integral.
Que tal fazer em casa, hein?
Vivências especiais, construindo saberes essenciais.
Deixe um comentário