A importância da variedade quando se fala em extras oferecidos pelas escolas.

Oportunidade das crianças e adolescentes experimentarem e testarem seus gostos e aptidões.

Além das disciplinas obrigatórias, as escolas podem estimular habilidades nos estudantes através das atividades extracurriculares. Essas atividades contribuem para o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e afetivo das crianças desde os seus primeiros anos de vida escolar.

Vamos saber mais sobre o assunto?

Os pais ou responsáveis podem buscar alternativas para complementar as atividades escolares dos filhos até mesmo nas férias, em cursos e oficinas, bem como em outras iniciativas promovidas pela escola, que estejam fora da grade obrigatória de disciplinas.

Ou seja, que preenchem o tempo livre dos alunos, e que são capazes de dar a eles a oportunidade de adquirir novos e diferenciados conhecimentos.

Incentivar a prática de atividades extracurriculares beneficia a formação do indivíduo, seja na vida pessoal, profissional e principalmente, acadêmica. Além de ajudar a desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e afetivas dos estudantes.

Essas atividades favorecem o desenvolvimento de habilidades que auxiliam na formação acadêmica e, em muitos casos, contribuem para o enriquecimento de uma futura experiência profissional no competitivo mercado de trabalho.

Vantagens das atividades extracurriculares para os alunos:

• Despertar a criatividade;
  • Descobrir talentos;
  • Otimizar o desempenho em sala de aula;
  • Melhorar os aspectos referentes ao convívio social e às habilidades relacionais e afetivas.

As atividades extracurriculares bem planejadas também estimulam o raciocínio, influenciam no senso de responsabilidade e independência dos alunos, bem como na capacidade de armazenar, memorizar e processar novas informações.

Além dos benefícios observados no crescimento dos jovens e na interação social, essas atividades também são diferenciais competitivos valiosos para instituições de ensino. É uma relação de troca que todos saem ganhando. A escola deve oferecer uma variedade com diferentes objetivos para que cada aluno possa explorar suas aptidões conforme sua personalidade.

Coral, teatro ou a prática de algum esporte, por exemplo, são atividades bem positivas para autoestima e autoconfiança das crianças, e são oferecidas no Colégio Itamarati. Já basquete e natação, dentre outras, são efetivas para trabalhar aspectos relacionados ao funcionamento do corpo, como a coordenação e o equilíbrio.

Quanto mais diversificada a programação, maiores serão as chances do estudante construir o próprio valor e prosperar sua trajetória de vida. Com isso, permite que o aluno passe mais horas na escola, de maneira produtiva e estimulante para seu crescimento saudável.

O Itamarati valoriza o que cada aluno tem de melhor e, por isso, temos diversas ações e projetos voltados para o seu perfil. Visite nossas redes sociais, conheça nossa escola!