Projeto Pedagógico

O Colégio Itamarati implementa uma proposta educacional na qual aluno adquire o conhecimento não só pela informação direta do professor, mas também por meio de diferentes estratégias que o levam a construir o conhecimento. O núcleo central nestas diferentes estratégias de ensino é desenvolver a atividade mental construtiva do aluno, e não mecânica repetitiva, ao longo do processo de aquisição do conhecimento. Com base nesta concepção construtivista de ensino, reconhece-se que o aluno não constrói o conhecimento de maneira isolada, mas com os outros, tendo como base que o aprender é também compartilhar. No processo, o aluno está imerso em um meio cultural e, o professor, é o mediador que o ajuda a explorar, reconstruir e a situar-se neste meio.

A proposta sócio-construtivista do colégio parte do princípio de que é necessário dotar a criança e o adolescente de competência, para que possa atuar e interagir no meio social em que está inserido. O colégio está preparado para empreender um ensino que respeita a individualidade do aluno, adequando-o às necessidades culturais, econômicas e políticas da realidade brasileira, levando-o, assim, à conscientização de cidadão autônomo, crítico e participativo, apto a responder com assertividade e flexibilidade às mudanças do mundo.